sociais

logos

Cresce Brasil

O uso de técnicas de digitalização e modelagem tridimensional de uma parte do acervo científico do Museu Nacional vai auxiliar a força-tarefa criada para recuperar peças destruídas pelo incêndio. O trabalho foi feito pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), usando técnicas como escaneamento 3D a laser e prototipagem rápida.

Pesquisador do INT produz replicas e imagens 3D de pecas do acervo do Museu NacionalPesquisador do INT produz replicas e imagens 3D de pecas do acervo do Museu NacionalDesde 2000, quando começou, centenas de peças do acervo científico do Museu Nacional passaram por um processo de obtenção de imagens virtuais em scanners 3D a laser. Essas imagens geraram arquivos virtuais enviados para máquinas de prototipagem, que os transformou em réplicas precisas e tridimensionais das peças analisadas. Foram feitas réplicas de múmias, fósseis de dinossauros e do crânio de Luzia, o fóssil de mais de 11 mil anos da mulher mais antiga das Américas de que se tem conhecimento. As imagens estão arquivadas no INT e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Segundo o coordenador do Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT, Jorge Lopes, que liderou o trabalho de digitalização das peças do Museu Nacional, as imagens e réplicas podem ser utilizadas para atestar a origem de fragmentos de fósseis e pedaços de peças encontrados nos escombros. “Fragmentos encontrados no Museu Nacional podem ser comparados com as imagens armazenadas a fim de descobrir, por exemplo, se pertencem a Luzia ou a algum outro fóssil e auxiliar o trabalho de reconstrução”, explicou Lopes.

Ele acrescentou que trabalho de digitalização das peças, iniciado com o objetivo de auxiliar os pesquisadores e produzir réplicas para outras instituições e exposições, agora terá a função de contribuir para o esforço de recuperação da memória do Museu Nacional.

MCTIC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile