O Fórum Sindical dos Trabalhadores realiza nesta quinta (30) em Brasília, das 14 às 18 horas, Encontro Nacional com o tema “Dialogar Para Retomar o Trabalho e o Emprego”. O evento será na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura (CNTEEC).

Cartaz do eventoA Agência Sindical conversou com o presidente da CNTEEC, professor Oswaldo Augusto de Barros. Ele explicou que o a ideia do encontro é debater e aprovar um documento com propostas que será encaminhado aos candidatos à presidência da República.

“A ideia é difundir esse documento nas campanhas eleitorais. As Confederações e Federações serão responsáveis por esse encaminhamento”, destaca o dirigente.

O professor Oswaldo explica que o documento conterá as reivindicações mais relevantes dos trabalhadores e do movimento sindical, como a retomada do crescimento e do emprego. Outra demanda é a revogação da lei trabalhista de Temer e a defesa da organização sindical.

Ele disse que a intenção é entregar as propostas em eventos que o candidato estiver presente, numa “espécie de corpo a corpo”. “Por exemplo, se houver uma caminhada em Itapecerica da Serra, nós estaremos lá, entregamos o documento em mãos e caminhamos com ele. Se outro candidato estiver em Belém do Pará, nós estaremos lá também”, explica.

As propostas do documento seguem quatro eixos: Desenvolvimento e Emprego; Políticas Públicas; Reforma Trabalhista e Reforma Sindical; Importância do Sistema Confederativo.

O assessor parlamentar do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), André Luís dos Santos, fará um palestra. Ele disse à Agência: “Nós queremos mostrar um cenário da eleição e mostrar algumas propostas dos presidenciáveis. O Diap inclusive contribuiu com a elaboração do documento, abordando a Emenda Constitucional 95 sobre os gastos públicos e mecanismos para frear a rotatividade no mercado de Trabalho”.

São esperados cerca de 180 sindicalistas de todo o País.