sociais

logos

Cresce Brasil

Um projeto de pesquisa conduzido na Escola Politécnica da USP abriu uma vaga de mestrado e uma de treinamento técnico nível quatro (TT-4A), com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição termina em 27 de agosto de 2018.

As oportunidades são do projeto “Criptografia pós-quântica eficiente para a construção de aplicações de segurança avançada”, apoiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da Fapesp.

O projeto visa especificar, desenvolver e analisar sistemas criptográficos pós-quânticos seguros e amigáveis a hardware, com o objetivo de fornecer uma variedade de serviços de segurança, incluindo cifração, autenticação e assinaturas digitais.

qtcaO foco do trabalho realizado será em melhorias de desempenho, possivelmente em termos de tempo de processamento e uso de energia, mas especialmente em relação a tamanhos de chaves, assinaturas e textos cifrados. A análise de segurança desses sistemas deve considerar tanto ataques criptoanalíticos como ameaças relacionadas à implementação, tais como ataques de canal colateral (side-channel).

Os requisitos para as vagas são sólida formação em criptografia, de preferência, mas não necessariamente, com primitivas pós-quânticas e boas habilidades de projeto/programação, especialmente em linguagens de programação como C e/ou linguagens de descrição de hardware como VHDL.

As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para o professor coordenador do projeto, Marcos Antonio Simplicio Junior (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Para a vaga de mestrado, o candidato deve estar inscrito no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Poli, pelo site do programa.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2329 e www.fapesp.br/oportunidades/2330.

Saiba mais sobre as Bolsas de Mestrado da Fapesp: www.fapesp.br/bolsas/ms.

A vaga em TT-4A da Bolsa Fapesp tem valor de R$ 4.950,40, que passa, com reajuste, a R$ 5.087,20 no dia 1º de setembro. Essa bolsa é voltada para especialistas em Tecnologia da Informação com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, que não tenham vínculo empregatício e possam se dedicar de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as Bolsas de Treinamento Técnico da Fapesp: www.fapesp.br/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp

Adicionar comentário


logoMobile