sociais

logos

Cresce Brasil

Hoje em dia, muitos agricultores utilizam o herbicida glifosato para eliminar plantas indesejadas de suas lavouras. Se essas ervas daninhas fossem simplesmente capinadas, seria possível combatê-las sem qualquer uso de química. Mas essa opção é muito laboriosa e, portanto, cara. Por enquanto, pois os pesquisadores procuram soluções.

Robos participam da lavoura. Foto: Deutsche Welle BrasilRobos participam da lavoura. Foto: Deutsche Welle BrasilSegundo o professor Simon Blackmore, que lidera o grupo de pesquisas Robotic Agriculture na Universidade Harper Adams, na Inglaterra, estão sendo desenvolvidos cada vez mais sensores precisos e sensíveis, capazes de medir a “complexidade do ambiente em expansão” em cada metro quadrado de solos aráveis.

Os sensores conseguem identificar automaticamente o estado dos solos, seus índices hídricos, as pragas e doenças existentes e o tipo e estado das plantas. Blackmore acredita que nos próximos anos e décadas a agricultura será bem diferente da atual, uma vez que esse tipo de sensor estará cada vez mais integrado a drones e sistemas de robótica terrestres móveis.

Leia na íntegra: Deutsche Welle Brasil

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile