Com nome inspirado no personagem Norman Bates, do filme Psicose, de Alfred Hitchcock, nasce o primeiro robô influenciado por diálogos e algoritmos doentios - mas que povoam nossas redes sociais.

Nome inspirado no personagem de PsicosePesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, expuseram sua máquina de Inteligência Artificial (IA) a uma overdose de mensagens e imagens trocadas na Rede Reddit.

“Apresentamos Norman~, anunciaram os pesquisadores do MIT Media Lab, em um comunicado. “Ele foi inspirado no fato de que os dados usados para ensinar um algoritmo podem influenciar significativamente seu comportamento. Norman sofreu de prolongada exposição aos piores recantos do Reddit — o maior fórum de discussões da internet — e representa um estudo de caso sobre os perigos da inteligência artificial quando dados enviesados são usados em algoritmos de aprendizado de máquina”

A partir do que viu lá, Norman passou a descrever imagens aleatórias segunda uma interpretação sombria. Foi educado para isso: ler o mundo com o olhar de um psicopata. Depois foi submetido a um teste de Rorschach (imagens de borrões, que as pessoas interpretam em avaliações de psicologia). Em lugar de um vaso de flores, visto por um robô condicionado a valores éticos do bem, o que Norman vê em um dos quadros é um homem morto. E vê outro morto, ao lado de uma mulher que grita, em uma imagem interpretada pelo concorrente como a de alguém que segura um guarda-chuva, - descrição feita por seu competidor bem educado.

A rede neural doentia criada pelo MIT Media Lab serve de estudo de caso sobre condicionamentos a partir de algorítimos ou mesmo efeitos da exposição a conteúdos e ambientes sombrios nas redes sociais. Mas o fato é que Norman, o robô IA psicopata, já esta entre nos.

Redação FNE