sociais

logos

Cresce Brasil

Como aproveitaremos os benefícios que a Inteligência Artificial (IA) pode nos trazer para criar um futuro mais digno e sustentável para todos? É sobre esse questionamento que o Laboratório de Atividades do Amanhã|LAA, um espaço de experimentações no Museu do Amanhã, apresentado pelo Banco Santander, reabre suas portas com mais uma experiência inovadora: “AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas”. A partir do dia 19 de dezembro, os visitantes serão recebidos pela AYA, anfitriã de IA da nova exposição, elaborada em parceria com a IBM Watson e treinada para conseguir responder às dúvidas mais comuns sobre Inteligência Artificial. A AYA será constantemente treinada a partir dos questionamentos e também irá aprender com o público.

“Nesta exposição, queremos iluminar um futuro positivo que poderá ser criado usando a Inteligência Artificial. Os visitantes experimentarão uma amostra do que está por vir, por meio da criação de desenhos, músicas e brincando com essa tecnologia. As pessoas certamente sairão com uma visão de como pode ser um mundo onde colaboramos com máquinas inteligentes que podem nos ajudar a alcançar resultados melhores e mais precisos, bem como possibilitando coisas que nunca imaginamos antes”, destaca Marcela Sabino, diretora do LAA.

Para a montagem de “AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas”, o ambiente térreo do LAA foi completamente reformulado. O espaço recebeu uma grande estrutura em vidro com projeção mapeada, a fim de criar uma instalação de luz com visual futurista. No seu interior, os visitantes terão a oportunidade de entender na prática como funciona o processo de treinamento de uma IA e como podem trabalhar em colaboração com os seres humanos, por meio de ferramentas capazes de ler expressões faciais, compor músicas de acordo com o gosto de cada um, trabalhar na criação de pinturas abstratas etc.

O percurso expositivo é formado por oito experiências, entre elas o “Emotion CAM”, que detecta a presença do visitante, faz a leitura de sua expressão facial e responde com memes divertidos da internet. Marcela adianta que será “impossível ficar sério”. No “Smile CAM”, um grande mural registrará uma foto do visitante somente se ele sorrir. Seguindo pela exposição, em outra experiência, a imagem do visitante será transformada em tempo real, via webcam, no estilo de pinturas com traços de artistas renomados – a primeira referência treinada pela IA foi a de uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista, Tarsila do Amaral.

“AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas” é uma co-realização do LAA e da Deeplab Project, em colaboração com a IBM Watson e apoio da CyberLabs e da área de Desenvolvimento da TV Globo. A mostra fica em cartaz até julho de 2018.

Serviço:

“AYA e seu mundo de inteligências artificiais criativas”

Data: 19 de dezembro (terça-feira)

Horário: a partir das 10h

Local: Museu do Amanhã (Praça Mauá nº 1, Centro – Rio de Janeiro)

Assessoria de Imprensa

Adicionar comentário


logoMobile