sociais

logos

Cresce Brasil

Com apoio do Senge-SC, Senge-Jovem SC, Crea-SC, CreaJr-SC e da Universidade Oeste de Santa Catarina (Unoesc), estudantes de engenharia civil da unidade Joaçaba e suas professoras orientadoras Jhulis Marina Carelli e Maiara Foiato participaram do 59º Congresso Brasileiro do Concreto, em Bento Golçalves – RS, onde conquistaram o primeiro lugar no “Concurso Concreto Colorido Translúcido de Alta Resistência” (Cocar), terceiro lugar no “Concurso Concrebol” e terceiro lugar no “Concurso Quem Sabe Faz ao Vivo”, produzindo concreto autoadensável, concorrendo com mais de 20 universidades de todo o país, dentre elas várias federais.

O Concurso Cocar desafia os estudantes a elaborar um cubo de concreto colorido de alta resistência com translucidez em duas de suas faces apresentando o símbolo do Ibracon.

No Concurso ConcrebolL, os acadêmicos precisam construir uma esfera – bola – de concreto leve de alta resistência, com dimensões pré-estabelecidas, que seja capaz de rolar em uma trajetória retilínea e fazer gol em uma trave com largura apenas de 0,40 metros.

O Concurso Quem Sabe Faz ao Vivo desenvolveu-se no andamento do Congresso, de modo que os estudantes confeccionavam concreto autoadensável, cumprindo o regulamento da competição em relação ao tempo de confecção, custo final e características do concreto.

Para todas as categorias do concurso foi preciso fazer estudos dos materiais utilizados e dosagens, baseados em muitas pesquisas e testes.

— Ressaltamos que os alunos dedicaram muitos períodos para desenvolver estas atividades. Os estudos iniciaram no começo do ano e o resultado alcançado foi muito merecido — destacou, em nome dos professores, a orientadora Jhulis Marina Carelli.

Além dos concursos, a Unoesc também teve quatro artigos científicos desenvolvidos por acadêmicos que foram publicados e apresentados no evento.

Os estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil participam das competições que incentivam o aprendizado. A equipe da Unoesc foi composta por treze acadêmicos: Agatha Karyne Guisleni, Alana Quaiotto, Alyson Guadagnin, Ana Cristina Bernardi, Bruna Baretta, Luiza Cantelli, Renata Piva Chiarani, Rodrigo Limana Salla, Renan Griggio, Silvestre Volpato, Suellen Cervelin, Thauan Lucas Casarin e Thiago Rumpf – e as duas docentes. O grupo teve grande apoio da Unoesc, do Crea-SC e CreaJr-SC, Senge-SC e Senge Jovem-SC, além das colaborações da Pedreira Caldart, Bonato Materiais de Construção, Grace, Material de Construção Construsul, Lindentur Executive, MCL Vale, Grupo D’agostini, Pedreira Joaçaba, Paludo, Concretos Cruzeiro, Nova Cor Tintas, Haucoll Taças, Mugnol Materiais de Construção e Lazzari Materiais de Construção.

Saiba mais

O Congresso Brasileiro do Concreto é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon). O evento apresenta debates sobre a tecnologia do concreto, seus sistemas construtivos além de divulgar as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações sobre projetos estruturais, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile