Fomentar e fortalecer a inovação tecnológica no Brasil via empreendedorismo de impacto social. Na prática, apoiar jovens cientistas que estão desenvolvendo pesquisas nas áreas de biotecnologia e saúde, eletrônica, física, química, agritech e engenharias; inovações com real potencial de mercado e de impacto socioeconômico. Com essa proposta, o Emerge Labs São Paulo 2017 está em busca de 50 jovens, pesquisadores, professores e profissionais de startups com idade entre 16 anos e 35 anos. Os selecionados vão integrar um laboratório de inovação, voltado a tirar as ideias do papel e do ambiente acadêmico. A inscrição para a formação pode ser feita até 28 de outubro pelo site www.emerge.org.br/labs.

Para a inscrição no Emerge Labs – correalizada pela Iniciativa Emerge e pela Fundação ARYMAX –, o candidato deve preencher um questionário com tres etapas: 1) Informações pessoais; 2) Informações técnicas sobre o projeto desenvolvido ou, caso não tenha um projeto, sobre características individuais; e 3) Informações finais. O processo seletivo irá avaliar o perfil dos candidatos, a qualidade do projeto e potencial de desenvolvimento tecnológico; e potencial de mercado e impacto socioeconômico. O Emerge Labs São Paulo 2017 é um programa exclusivo e gratuito para todos os participantes. A lista dos 50 selecionados será divulgada em 30 de outubro.

Segundo Guilherme Rosso, presidente da Emerge, o laboratório é um desafio que privilegia a prática para que os participantes transformem ideias em soluções mercadológicas de impacto social e com rentabilidade. “No nosso manifesto, defendemos que a inovação não vem de Marte, dos Estados Unidos ou dos robôs. Ela nasce de conhecimento, encontros e motivação para resolver problemas. A inovação nasce de gente que sozinha ou em grupo se dedica para criar novas ou melhores soluções para problemas novos e antigos; gente que desenvolve habilidade para criar, combinar e inventar. Em universidades de todo o mundo há uma geração de inovadores brasileiros. O nosso papel é achar, conectar e apoiar quem está criando o novo em prol de um mundo melhor”, afirma.

A iniciativa vai ao encontro de um campo em expansão da inovação social no País. “O Emerge Labs está nessa esfera de identificação, apoio e conexão de jovens inovadores; brasileiros que estão desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial de impacto social. Apoiamos uma iniciativa que busca dar suporte para que essas inovações cheguem ao mercado e melhorem a vida das pessoas”, afirma Talita André, da Fundação ARYMAX.

Programa

Em um programa de quatro semanas e 32 horas de formação presencial, subdividido em dois blocos, os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo e a suporte para aprimorar a ideia ou protótipo, levando-os do papel e bancada rumo ao mercado. O Emerge Labs apresenta conceitos, conteúdo e cases nacionais e internacionais de processos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, e go-to-market – abordando temas relacionados à identificação de oportunidades, colaboração, milestones, cadeia de adoção, prototipagem, propriedade intelectual, criação de negócios e articulação de parceiros, clientes e recursos para inovações tecnológicas. O programa também tem abordagem prática voltada às iniciativas dos participantes, conta com a presença de convidados especiais, dinâmicas e desafios práticos para que jovens avancem em suas ideias rumo ao mercado.

As atividades presenciais (módulos 1 e 2) acontecerão no Impact Hub São Paulo, na Rua Fradique Coutinho, 914, em Pinheiros.

CRONOGRAMA

Até 28/10: processo seletivo Emerge Labs

30/10: Divulgação dos resultados

11 e 12 de novembro: Módulo 1 Emerge Labs*

30/10 a 24/11: Effectuation

02 e 03 de dezembro: Módulo 2 Emerge Labs*

Inscrições: www.emerge.org.br/labs

Sobre a Iniciativa Emerge

Criada em 2016, a Emerge – organização sem fins lucrativos – nasceu para fomentar e fortalecer a inovação tecnológica orientada ao mercado no Brasil, focada especialmente na comunidade de jovens inovadores. A iniciativa resulta no fortalecimento da comunidade de jovens inovadores do Brasil.

Sobre a Fundação ARYMAX

Criada em 1990, a Fundação ARYMAX é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza recursos privados para o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, iniciativas e organizações da sociedade brasileira. Ao longo de quase três décadas, a Fundação já apoiou mais de 200 organizações, contribuindo efetivamente para a consolidação de projetos no Brasil. Desde 2010, a organização também investe em programas próprios que impulsionam jovens a realizarem transformações na sociedade.