Imprimir
Reitor da UFRJ, Roberto Leher, e o reitor da U.Porto, Sebastião de Azevedo, firmam parceria de revalidação de diplomas. Foto: Universidade do Porto

No dia 25 de julho, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, e o reitor da U.Porto (Universidade do Porto), Sebastião de Azevedo, firmaram uma parceria de revalidação de diplomas de cursos da área de Engenharia. Por meio do acordo, assinado na universidade portuguesa, diplomados em Engenharia por uma das duas universidades poderão ter seus títulos revalidados de maneira automática na outra instituição.
Esse convênio, previsto em um acordo geral entre a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) e o Crup (Conselho de Reitores de Universidades Portuguesas), acelerará os processos de revalidação de diplomas na UFRJ e na U.Porto. Sem esse tipo de acordo, é necessária uma rigorosa análise curricular por parte da Universidade. No entanto, isso não será mais necessário para os cursos contemplados nesse caso, cujos diplomas deverão ser revalidados em no máximo 30 dias úteis.

Esse primeiro acordo de revalidação de diplomas, inédito entre universidades do Brasil e de Portugal, tem caráter piloto e será importante para consolidar as bases dos próximos, que abrangerão a Escola de Química e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, já plenamente envolvidas nas negociações. Para o reitor da U.Porto, o acordo foi possibilitado pela intensa e longa relação acadêmica entre as duas instituições, abrindo caminho para novas colaborações ainda mais profundas e em outras áreas do conhecimento. Já Roberto Leher, reitor da UFRJ, definiu o convênio como "um ato que celebra a confiança recíproca entre as duas instituições naquilo que é mais fundamental na vida universitária: a qualidade da formação propiciada aos seus estudantes".

A iniciativa foi realizada com a participação das Reitorias das duas universidades, bem como da Escola Politécnica da UFRJ e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup), por meio de suas Diretorias de Relações Internacionais. Para o diretor da Escola Politécnica, João Carlos dos Santos Basílio, esse processo de revalidação automático é o reconhecimento da excelência da Escola Politécnica, no que se refere ao ensino e à qualificação do seu corpo docente. "Diversos professores da Poli estão entre os mais importantes pesquisadores em suas áreas de pesquisa, fazendo da escola líder em diversos campos de pesquisa em engenharia", salientou. Para Anna Carla Araújo, diretora adjunta de Relações Internacionais da Escola Politécnica, esse é um passo muito importante na direção da internacionalização e simplificação dos procedimentos para inserção no mercado de trabalho global.

Estão contemplados pelo acordo os seguintes cursos de graduação de Engenharia da UFRJ: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Eletricista, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Eletrônica e Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais.

Da Universidade do Porto, os cursos que fazem parte são os de mestrado integrado de Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (exceto o ramo de Telecomunicações), Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Também alguns cursos de licenciatura pré-Bolonha, com duração de cinco anos e em vigor até 2006, são considerados: licenciatura em Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Estiveram presentes durante a assinatura do convênio, além dos reitores das duas universidades, a vice-reitora da U.Porto, Fátima Marinho; o diretor da Feup, João Falcão e Cunha; a diretora de Relações Internacionais da Universidade portuguesa, Bárbara Costa; e o diretor de Relações Internacionais da UFRJ, Vitor Amaral.

*do site oficial da UFRJ