Essa foi a ideia de Elena Larriba quando estudou Engenharia de Design de Inovação da Royal College of Art (RCA) e desenvolveu o protótipo de um sistema de roldanas acionadas pelo movimento dos pés em que é possível subir andares de edifícios pedalando.

O Vycle, criado por ela, é uma meia bicicleta vertical, que sobre e desce por um trilho que pode ser colocado em uma parede contínua, mais comum do lado de fora dos edifícios, mas que também pode ser adaptadas e usadas para mover guindastes ou andaimes.

Além de ser mais barata e menos espaçosa que um elevador, a Vycle pode variar a velocidade da subida ou descida conforme o esforço da pessoa que o utiliza. Alguns contrapesos dão equilibrio ao sistema. Parece uma excelente alternativa  para sobrados ou de elevação complementar em edifícios de poucos andares.  Mas se a distância for grande até o andar desejado, o que se requer além de aptidão física para a pedalada é apenas esquecer o medo de altura.