Mais de dois mil profissionais participaram do Colégio Estadual de Inspetores e Seminário Estadual de Fiscalização (XVI Sefisc), realizados entre 23 e 25 de junho no Centro de Eventos André Franco Montoro, em Campos do Jordão-SP.

XVI reúne representantes da FNE, Crea-SP, Mutua e ConfeaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia  (Crea-SP), Vinicius Marchese Marinelli, recebeu o presidentes da FNE, Murilo Pinheiro, da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Paulo Guimarães, e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, enfatizando  a importância das parcerias e falando em especial do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), que mereceu menções constantes nas falas dos demais palestrantes. Para Vinícius, Crea-SP e Seesp têm objetivos comuns que o movimento Engenharia Unida, liderado pela FNE, vem ajudando a conquistar. A federação e o sindicato foram referidos como parceiros sólidos das entidades profissionais em diversas frentes. O Seesp mereceu reconhecimentos pelo trabalho voltado à defesa e valorização profissional, em lutas travadas conjuntamente com o Confea e o Crea-SP, conforme as palavras de José Tadeu. E Paulo Guimarães  fez questão de mencionar o Instituto Superior de Tecnologia (Isitec), mantido pelo Seesp, e com o qual a Mutua tem parcerias em projetos de capacitação e qualificação.

O Colégio de Inspetores é um fórum permanente, integrado pelos  profissionais e pelo presidente do CREA-SP e que, em conjunto com o Sefisc, auxilia na definição das diretrizes da fiscalização do CREA no estado, além de contribuir para a qualificação e consolidação das lideranças regionais, com cursos e palestras. A organização do evento explica que o colégio atua "traçando estratégias para melhorar as relações institucionais com a sociedade e promovendo a valorização dos profissionais do sistema Confea-CREA como agentes transformadores para o desenvolvimento sustentável dos municípios".

O XVI Sefisc foi uma oportunidade privilegiada para refletir sobre o papel dos profissionais reunidos para ajudar a encontrar soluções para os dilemas atuais do Brasil, mergulhado em crise política, cortes em direitos e investimentos. "O país não vai crescer, sair da crise que está, sem a Engenharia", alertou José Tadeu.

Murilo Pinheiro falou aos convidados na abertura, explicando o movimento Engenharia Unida, que tem sido orientado pelo propósito de buscar e apresentar propostas para saída da crise e retomada do crescimento e desenvolvimento do país. As soluções nessa direção precisarão dos olhos e viligância da sociedade. Murilo enfatizou portanto "a importância da inteligência do corpo de inspetores e fiscais do Crea para fazer seu trabalho, sério e em defesa da sociedade