A Associação da Engenharia do Pontal do Paranapanema (Aepontal) promoveu, nos dias 9 e 10 de junho, o Encontro de Engenharia, tratando de assuntos locais da área tecnológica, mas também dos desafios nacionais em tempos de crise.

Murilo Pinheiro destaca papel da Engenharia frente à criseNo evento realizado no Auditório da Unesp, no campus de Rosana, em Primavera-SP, foram realizadas palestras sobre a implantação de geoformas para proteção de encostas e integração de plantas solares fotovoltaicas e usinas hidrelétricas. Mas o contexto de crise e o papel da Engenharia têve grande destaque nos debates do primeiro dia.

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, saudou a realização da Aepontal. "Iniciativas como essa demonstram que a engenharia e a tecnologia podem ser a saída da crise e o caminho para a retomada do crescimento e desenvolvimento do país". Ele informou que o movimento Engenharia Unida vem crescendo e atuando em todos os estados do Brasil, discutindo e elaborando propostas factíveis para a sociedade brasileira. Como tem dito nos vários eventos da engenharia, Murilo voltou a lembrar que "nosso país é muito maior do que a crise" e que, "unidos, podemos contribuir muito para encontrar saídas, oportunidades de trabalho e uma vida melhor e mais justa".

O presidente do Crea-SP. eng. Vinicius Marchese Marinell , ressaltou a importância da aproximação dos conselhos, entidades, associações, sindicatos, governo, empresas e universidades, resultando em eventos por todo Estado de São Paulo. "Não há outro caminho que não a Engenharia Unida para superar a atual situação difícil por qual passa o país", afirmou.Visita técnica ao Porto Primavera

No sábado, segundo dia do evento, a delegação conduzida pelo presidente da Aepontal, Carlos Alberto, realizou visita técnica à Usina de Porto Primavela. Além dos presidentes da FNE e do Crea-SP, integraram a comitiva o subsecretário de Energia de São Paulo, Antonio Celso. o coordenador executivo da Unesp,Guilherme Henrique, o presidente Unaap, Ranulfo Félix e o representante do Confea, Edson Navarro, emtre outras autoridades.

Informações e fotos de Paula Bortolini