sociais

logos

Cresce Brasil

"O futuro dos oceanos do mundo está ameaçado por mudanças climáticas, poluição e práticas de pesca destrutivas — assim como pela falta de capacidades de combater essas ameaças", disse o pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a Conferência sobre os Oceanos, promovida de de 5 a 9 de junho, na sede da organização.

A abertura foi realizada no Dia Mundial dos Oceanos, ao qual ele se referiu para pedir uma ação conjunta global para garantir que “nossos oceanos sejam tranquilos, seguros e generosos, e permaneçam saudáveis como nosso lar azul”.  O esforço comum precisaria ser direcionado para uso dos oceanos de maneira sustentável e Gutierrez aponta para  a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como um instrumento para que a  comunidade internacional  enfrente as ameaças e melhore a vida das pessoas. “O Dia Mundial dos Oceanos é uma importante oportunidade para defender um futuro sustentável”, disse, acrescentando que governos, organizações intergovernamentais e sociedade civil estão prontas para lançar um chamado à ação para apoiar a implementação do ODS 14.

“Olhando adiante, a conservação e o uso sustentável dos oceanos podem ser atingidos apenas se conseguirmos enfrentar de forma efetiva essas ameaças”, disse o secretário-geral, enfatizando que “nosso futuro será, portanto, determinado por nossa decisão coletiva de compartilhar informação e encontrar solução para problemas comuns”.

A Conferência sobre os Oceanos — que ocorre de 5 a 9 de junho — apoia a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Mais informações na Página da ONU sobre o ODS14.

 

Adicionar comentário


logoMobile