O Museu da Casa Brasileira, na capital paulista, em parceria com o Instituto Embraer, iniciou uma mostra sobre a aviação brasileira, em especial, ao design nacional para artefatos criados para voar. Com ingressos entre R$ 8 e R$ 4, a exposição vai até 20 de agosto.

O objetivo é destacar e evidenciar a memória e a importância da área, dando destaque aos inventores, designers e engenheiros brasileiros, além de inspirar os jovens a conhecerem mais sobre o setor. A exposição conta a história a história da Empresa Brasileira Aeronáutica que apostou, desde sua fundação em 1969, no potencial inovador da engenharia e da criatividade nacional.

A Embraer foi estabelecida em São José dos Campos (SP) para produzir o avião Bandeirante e atender à aviação regional. Hoje, quase cinquenta anos depois, ela é uma empresa global que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e soluções para Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.

Um planador Urupema, em escala 1:2, abre a exposição já no portão do museu. Além do planador, os visitantes poderão ver outros modelos em tamanho real, além de uma linha do tempo contando a história da aviação brasileira por meio de aviões em escala 1:50. Também há peças em dimensão real e uma experiência em realidade virtual por meio de um simulador do KC-390, avião militar multimissão.

O criador da exposição, o arquiteto e artista Guto Lacaz, que já concebeu para o museu a mostra “Santos=Dumont designer” (apresentada em duas edições, 2006 e 2009) é entusiasta da história da aviação e do sonho do homem em voar. Lacaz é estudioso do pioneirismo de Santos Dumont. “Buscamos reforçar a tradição aeronáutica do Brasil”, diz Guto Lacaz, “desde o ‘Padre Voador’ Bartolomeu Gusmão, inventor brasileiro do balão de ar quente em 1709, passando por Santos Dumont e os experimentos que antecederam a Embraer. Trata-se de uma exposição de alto valor estético e tecnológico”.

A exposição fica aberta para visitação até 20 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h. O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano. Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos não pagam.
Fonte: Universia Brasil