Organizações  sociais, sindicais e culturais brasileiras se reunião dias   26 e 27 de maio de 2017 para um Seminário Nacional  em Salvador para decidir se confirmam a capital da Bahia como sede do próximo Fórum Social Mundial, em 1918.  A intenção das entidades é viabilizar o evento para a primeira quinzena de março, mas tal agenda depende de um processo decisório internacional que começa pela avaliação das condições organizativas locais - materiais, logíticas e políticas.

Um evento de caráter mundial na Bahia já foi encampado pelas organizações que integram o processo FSM, o que é um passo decisivo para que esse evento seja convocado como a grande edição centralizada do FSM. A última ocorreu em Montreal, Canadá, e foram necessários dois de discussões no Conselho Internacional até delegar aos canadenses - a maioria jovens sem vínculo com organizações sociais já ligadas ao processo - a responsabilidade pela organização.

No caso da Bahia, organizações e movimentos sociais tem organizado plenárias, seminários, delegações para os eventos fora do Brasil e um diálogo que já vem de mais de dois anos nos processos brasileiro e internacional do fórum.  O que as entidades buscam é definir uma estratégia conjunta que abarque o sentido político, a metodologia, os temas chaves e o suporte de apoio financeiro para a realização do FSM.

De acordo com carta enviada pelos coletivos baiano e brasileiro a diversas organizações brasileiras, o país passa por um momento crucial de resistência e reorganização das lutas por direitos - ameaçados por reformas em tramitação no  Congresso - e de busca por unidade do campo democrático e popular que exige reconhecimento e respeito pelas diferenças de pensamento e posições. " Nos últimos meses temos conseguido em âmbito nacional promover ações conjuntas de grande impacto o que demonstra que a unidade do campo democrático e popular é possível e que em evento do FSM no Brasil em 2018 pode ser um momento catalizador destes processos".

Nascido em Porto Alegre - RS, em 2001,  reunindo organizações em torno da afirmação de que "Outro Mundo é Possível", FSM já têve cinco edições centralizadas no Brasil (quatro em Porto Alegre e uma em Belém) e já passou pela ìndia, Quênia, Senegal, Tunísia e Montreal, com reuniões internacionais e fóruns regionais em países dos quatro continentes.

O Seminário do FSM será realizado no Centro SDR em Salvador (Av. Dorival Caymmi, 15.649)

Redação FNE

Código de segurança