sociais

logos

Cresce Brasil

Por iniciativa do deputado e engenheiro agrônomo Inácio Loiola (PSB), a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas lançou, na manhã desta sexta-feira (5/05), em sessão solene, a Frente Parlamentar de Engenharia Alagoana.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, porque é uma antiga reivindicação dos profissionais do sistema que envolve o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Confea/Crea). O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, participou do evento e na sua fala destacou a importância da Frente em relação ao crescimento e desenvolvimento do País, assim como a da união dos profissionais como imprescindível à valorização da categoria. “As frentes parlamentares estaduais de engenharia trazem para nós a possibilidade de termos um palco a mais de discussão sobre o desenvolvimento do País”, afirmou.

Já o autor da proposição salientou que o Poder Legislativo dá um passo importante em direção à promoção do crescimento de Alagoas e da melhor utilidade e direcionamento dos recursos públicos voltados à edificação de obras estruturantes. “A Frente Parlamentar de Engenharia Alagoana nasce em um momento conjuntural bastante desafiador pelo qual passa o Brasil com alta recessão, elevado índice de desemprego e paralisação de obras. Neste sentido nada mais justo do que essa união entra o parlamento estadual e estes profissionais que podem contribuir para a elaboração e a execução de projetos que proporcionem benefícios e segurança à sociedade”, afirmou Loiola.

Mesa da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar de Engenharia Alagoana. Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas.

O lançamento foi prestigiado pelo deputado federal Ronaldo Lessa (PSB), que preside a Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura, Engenharia e Desenvolvimento Nacional no Congresso Nacional. Ele parabenizou a iniciativa da Casa, por entender que é importante se criar frentes estaduais em apoio ao trabalho da mesma iniciativa no Legislativo federal. Para ele, que é engenheiro civil, os profissionais da área precisam ser valorizados em todos os níveis de governo, defendendo, para isso, o projeto que tramita em Brasília que institui a carreira de estado para engenheiros e arquitetos nos Executivos. “Somos os profissionais presentes em todos os momentos de uma sociedade. Se você mora, precisa do engenheiro. Se você se desloca, precisa do engenheiro”, defendeu. E acrescentou: “A engenharia tem a missão de transformar os bens naturais em produtos ou serviços que ajudam a melhorar a qualidade de vida do ser humano.”

Lessa disse ainda que o País não pode ir em frente sem esses profissionais, que garantem segurança, conforto, alimento e desenvolvimento à sociedade. “Até na medicina estamos presentes de forma decisiva”, ressalvou. O parlamentar criticou a falta de um projeto de Nação que daria um norte ao País. “Esse projeto vai vir quando a engenharia tiver o seu papel de destaque junto aos governos, e seus profissionais valorizados.”

Apoio à Engenharia Unida 

O presidente do Crea alagoano, Fernando Dacal, em discurso firme, lamentou que governos ainda tenham a coragem de pagar um salário de R$ 2 mil a um engenheiro. Por isso, ele defendeu enfaticamente o movimento Engenharia Unida, lançado pela FNE em março de 2016. “Juntamente com a frente lançada hoje, o que estamos vendo é a constituição de uma marcha pela valorização dos nossos profissionais.”

Para Dacal, no momento em que o País está praticamente de cabeça para baixo, com graves problemas éticos e morais, se faz necessária, mais do que nunca, a unidade da categoria. E reivindicou que engenheiro deve ser fiscalizado por engenheiro. “Não dá para discutir técnica com quem não é técnico”, criticou. Ao mesmo tempo, lamentou a abertura do País ao capital estrangeiro, o que significa, alertou ele, “tirar o nosso emprego”.

O deputado Leo Loureiro (PPL) destacou o papel fiscalizador que poderá ser exercido pela Frente local, principalmente em obras que deem às pessoas idosas e com deficiência uma vida plena e mais saudável. “Não se pode mais gastar de forma errada. A população precisa de respostas nas obras bem feitas e mais baratas e essas frentes estaduais nascem para que possamos melhorar, desburocratizar e diminuir o custo da construção civil. Tudo é feito pela engenharia, principalmente na questão da acessibilidade, daí a importância do profissional de engenharia para uma obra bem projetada”, disse.

Ao final da sessão, Dacal informou que a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) será realizada, em 2018, em Maceió. A solenidade contou também com as presenças do deputado Bruno Toledo (Pros), engenheiros, agrônomos, além de representantes do Confea e dos Creas dos estados de Pernambuco e Sergipe; além do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.

 

Rosângela Ribeiro Gil
Comunicação Seesp
Com informações da Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e de Vinícius Firmino, da Comunicação Crea-AL

Adicionar comentário


logoMobile