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Reportagem de Daniela Lot, na última edição do ComCiência (LabJor - Laboratório de Jornalismo da Unicamp) relata algumas características do Watch Dog (cão de guarda em inglês), protótipo de uma aeronave não tripulada, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O veículo é capaz de realizar vôos autônomos a partir de uma missão, isto é, um comando de vôo que recebe ainda em terra.

Com 4 metros de envergadura (distância entre as extremidades da asa), o Watch Dog já é testado desde fevereiro deste ano, mas ainda não pousa e nem decola sozinho. Neste momento, os pesquisadores continuam trabalhando para aprimorar sua autonomia de vôo. As aplicações de uma aeronave como esta podem ser ambientais, como o controle do desmatamento ou o monitoramento de queimadas; industriais, como a pulverização de colheitas ou a contagem de rebanho; e ainda estratégico-militares, no sobrevôo de fronteiras ou até mesmo, de cidades. A vigilância da movimentação humana, que pode servir para aumentar a segurança, pode também ter como efeito o aumento do controle aéreo sobre as populações, contribuindo para a consolidação de uma sociedade cada vez mais vigiada.

Os veículos aéreos não-tripulados (VANT's), ou, do inglês, unmanned aerial vehicles (UAV's), podem chegar às mesmas altitudes das aeronaves comerciais.

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