Engenheiro traz nesta edição uma das tragédias nacionais: os 700 mil acidentes de trabalho registrados por ano no País. Em 2017, esse resultaram em 1.100 mortes. Mudar o quadro exige fiscalização e projetos de engenharia que visem a segurança laboral.

Outra precariedade cuja solução também deve contar com a engenharia é o déficit habitacional, que ultrapassa os 6 milhões de unidades no Brasil. Parte do problema pode ser solucionada com a recuperação de imóveis abandonados, desde que haja a assistência técnica devida.
Em artigo, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, aborda a crise desencadeada pela paralisação dos caminhoneiros, apontando os equívocos de fundo cometidos no Brasil. O primeiro deles é a política de preços adotada pela Petrobras, que faz o custo do combustível variar conforme a cotação internacional do petróleo, numa dinâmica que só beneficia o mercado externo. Além disso, o episódio abre o debate sobre a precária logística e a matriz de transporte altamente dependente das rodovias.

Na pauta ainda as dificuldades dos estudantes para conseguir estágios, como devem se preparar para disputar uma vaga e previsões otimistas para o segundo semestre.

Em entrevista, o professor Sérgio Mascarenhas relata a história de sua invenção, um método minimamente invasivo para medir a pressão intracraniana desenvolvido depois que ele foi diagnosticado com hidrocefalia.

Em C&T, a onda de hortas urbanas e em pequenos espaços que ganha adeptos. E mais as iniciativas dos sindicatos em todo o País.

Boa leitura.