Imprimir

Esta edição especial do Engenheiro traz a cobertura completa do X Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), realizado em São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro. Promovido pela FNE a cada três anos, é o evento mais importante da agenda da entidade. Nesta edição, revestiu-se de ainda maior relevância, tendo em vista a crise enfrentada pelo País que atinge fortemente a engenharia e seus profissionais. Por isso mesmo, a atividade teve como mote “retomar o desenvolvimento e defender os engenheiros”.
Dividida em dois painéis, a programação abordou no primeiro deles a necessidade de mudanças na política econômica; volta dos investimentos públicos e privados e das obras paralisadas; indústria nacional; petróleo e setor elétrico. A sequência das discussões foi dedicada aos desafios do movimento sindical, trazidos sobretudo pela Lei 13.467/2017, que instituiu a reforma trabalhista.

Durante o X Conse, aconteceu também a eleição da diretoria que ficará à frente da FNE no triênio 2019-2022. Com os votos da maioria esmagadora dos delegados dos 18 sindicatos filiados à entidade, foi eleita a chapa que reconduziu Murilo Pinheiro à presidência.

O resultado do pleito foi divulgado durante a plenária final do congresso que também aprovou a Carta do X Conse e 19 moções voltadas a temas essenciais à categoria. Todos os documentos estão disponíveis no site da FNE..

Boa leitura.