Imprimir

Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina

PA
Empossada nova diretoria para 2018-2021
Em reunião ordinária no dia 4 de agosto último tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA) eleita em 5 de junho, que estará à frente da entidade no triênio 2018-2021. Na ocasião, a presidente reeleita, Eugênia Von Paumgartten, juntamente com a diretoria, debateu formas de manter e fortalecer a atuação em defesa dos engenheiros, apesar das dificuldades trazidas pela reforma trabalhista. O objetivo, afirmou ela, “é seguir na luta por melhores condições de trabalho e vida sempre”.

RS
Setor elétrico: desafios e oportunidades
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do evento “Painéis da Engenharia”, a ser realizada nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre. Com o tema “Setor elétrico: desafios e oportunidades”, a atividade busca uma conscientização dos novos papéis a serem assumidos entre os agentes do setor, debatendo o modelo de desenvolvimento desejado pela sociedade para o uso da energia. A programação conta com renomados profissionais do mercado e da academia para discutir a evolução tecnológica do setor, bem como o cenário de avanço da regulamentação, abordando ainda as lições aprendidas com a experiên­cia privatista vivida nos anos 1990 e as repercussões que decisões políticas no mesmo rumo podem trazer à sociedade. Foca ainda os modelos de expansão previstos no Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Os associados ao sindicato receberão por e-mail cupom de desconto para participar da atividade. Mais informações em https://goo.gl/mQ25Xd; inscrições no link https://goo.gl/3ax8fb.

SP
Estudantes buscam participação em Núcleo Jovem
Representantes da Fundação Santo André (FSA) reuniram-se com o Núcleo Jovem Engenheiro do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), no dia 30 de julho último, para articular essa participação na região do Grande ABC, juntamente com a universidade. Na ocasião, estiveram presentes o vice-reitor da FSA, Rodrigo Cutri, a diretora de Engenharia da instituição, Andréa Quintão, o presidente da Delegacia Sindical do Seesp no ABC, Silvio Teixeira Cardoso, o engenheiro representante da região e membro do núcleo, Hérick Guimarães, e a coordenadora do Núcleo Jovem, Marcellie Dessimoni. Ela comemorou a iniciativa: “Os estudantes poderão debater temas da profissão e contribuir com propostas e soluções aos problemas reais da população, assim como se preparar para o mercado de trabalho.”

SC
Encontro com candidatos ao Governo do Estado
Infraestrutura, saneamento, mobilidade, desenvolvimento regional e proteção ao meio ambiente, entre outros temas, estarão na pauta das conversas que o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) promoverá com os candidatos ao Governo do Estado, a partir de setembro, na sua sede em Florianópolis. “O ‘Café com candidatos’ é mais uma iniciativa da Engenharia Unida com o objetivo de debater com aqueles que se propõem a conduzir Santa Catarina pelos próximos quatro anos”, explica o presidente do Senge, Fábio Ritzmann. Segundo o vice-presidente da FNE e do sindicato, Carlos Bastos Abraham, os temas previamente elencados são essenciais para a qualidade de vida nas cidades “e interessam à totalidade da população. Por isso, é importante abrir um espaço para que antecipem o seu plano de governo à engenharia catarinense”. O diretor financeiro do Senge, José Carlos Rauen, lembra ainda que hoje a maioria dos habitantes do estado mora em áreas urbanas e os aspectos em pauta têm grande impacto na vida de todos. “Queremos saber dos candidatos quais são as propostas que têm a oferecer para a melhoria da qualidade de vida da população, quais serão assumidas como compromissos prioritários em seus possíveis governos”, enfatiza. O diretor de comunicação, Alexandre Trevisan, idealizador do evento, conclama a categoria a participar e colaborar com a valorização da engenharia.