Imprimir

Piauí, Goias, Pará e Maranhão


PI
Engenharia Unida é tema de encontro no Piauí
Ocorreu nos dias 18 e 19 de maio último o VIII Encontro Estadual de Engenharia do Crea Júnior, em Teresina (PI), com o tema “As políticas públicas como estratégia de desenvolvimento das engenharias”, com a participação da FNE, dos sindicatos dos Engenheiros no Estado do Piauí e de Santa Catarina. No dia 18, o vice-presidente da Federação e do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, fez a palestra magna representando o presidente Murilo Pinheiro. Seu tema principal foi o movimento “Engenharia Unida”, ferramenta indispensável em prol da valorização profissional e do protagonismo da categoria na luta pela retomada do desenvolvimento e enfrentamento da crise. Abraham destacou a necessária atuação de todos, inclusive da juventude presente em peso no evento, “dando nossa colaboração nos debates, demonstrando o real papel do engenheiro como agente transformador do futuro”. No dia seguinte, Antonio Florentino Filho, presidente do Senge-PI, parabenizou os alunos pela organização e participação e pediu aos futuros engenheiros que valorizem as entidades e se envolvam nas lutas em prol da categoria. Lembrou ainda a função do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Estado do Piauí (Crea-PI) em defender a sociedade e os profissionais, fiscalizando obras e impedindo o desrespeito às normas técnicas. O dirigente lembrou ainda que o sindicato é o real defensor dos direitos dos engenheiros. “Todas as instituições da engenharia precisam se unir como neste evento, para o País voltar a crescer, a engenharia ser protagonista e o engenheiro, valorizado”, disse. Participaram ainda do evento o Clube de Engenharia, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Uninovafapi.

GO
Murilo Pinheiro visita o sindicato e o Crea
Em 24 de abril último, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, durante visita à sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), reuniu-se com o presidente dessa entidade, Gerson Tertuliano, e seus diretores para discutir o panorama da engenharia no cenário nacional e as perspectivas para os seus profissionais. Na mesma data, acompanhado do coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, Fernando Palmezan Neto; do 1º vice-presidente do Senge, Wanderlino Teixeira, do diretor Cláudio Henrique Bezerra e de Tertuliano, Murilo esteve no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). Na ocasião, o presidente do órgão, Francisco Antônio Silva de Almeida, apresentou o trabalho de modernização do conselho que visa a oferta de serviços 100% online e a fiscalização inteligente, por meio da Plataforma ArcGIS. “Um trabalho fantástico. Parabenizo o presidente Francisco pelo seu trabalho, empenho, dedicação e liderança”, destacou Murilo. A seguir, o dirigente participou da sessão plenária do órgão, destacando a importância do movimento “Engenharia Unida”.

PA
Profissionais do Basa em greve
Após vitoriosa ação judicial que obrigou o Banco da Amazônia (Basa) a efetuar pagamento do piso salarial dos engenheiros no Pará, a instituição adotou política de retaliação e isolamento contra os profissionais. O corte de benefícios sociais, como auxílio-alimentação, auxílio cesta-alimentação, auxílio-creche, adiantamento de férias, abono assiduidade, entre outros, completa o pacote de medidas “antiengenheiro” adotado pelo banco, o que levou os trabalhadores a decidirem paralisar as atividades em 28 de abril último. Desde então, os engenheiros se reúnem diariamente em frente à matriz do Basa em piquetes para mostrar resistência e organização na luta. O banco nunca obedeceu ao calendário de discussão que havia firmado com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA). Já são 19 meses desde a retirada dos benefícios e não há Acordo Coletivo de Trabalho. Entre as recentes medidas contra a categoria, destacam-se a perda do direito à integralização do auxílio-doença, a proibição de assumir funções comissionadas de gestão e a retirada da comissão de analista, embora sejam obrigados a cumprir a tarefa.

MA
Entidade negocia convenção com o Sinduscon
Visando iniciar as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho dos engenheiros, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), Berilo Macedo, está em contato com os dirigentes do Sindicato das Indústrias de Construção Civil no Estado do Maranhão (Sinduscon-MA). Além disso, o Senge está convocando os profissionais que atuam nas empresas do setor para elaborarem a pauta de reivindicações que será encaminhada à entidade patronal. No encontro entre os dirigentes dos sindicatos serão definidos cronograma de ações e outros temas pertinentes à negociação. Segundo Macedo, neste momento de crise vivido pelo Brasil, é essencial unir as forças. “É um grande desafio das entidades sindicais garantir os direitos dos profissionais”, ressalta.