É preciso que o Congresso Nacional compreenda a mensagem que vem sendo emitida pelos trabalhadores brasileiros, que são a imensa maioria da população: é tempo de parar a tramitação das reformas trabalhista e da Previdência.

É cada vez maior a pressão contra a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017. No dia 24 de maio último, a grande marcha de centrais sindicais e movimentos sociais e estudantis levou cerca de 100 mil pessoas a Brasília.

A necessidade de se debater e apresentar soluções que assegurem a sustentabilidade nas cidades e no País esteve em pauta durante o VIII Encontro Ambiental de São Paulo (EcoSP). O evento ocorreu em 27 e 28 de abril último, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), promotor da iniciativa, juntamente com a FNE.

Uma das batalhas prioritárias que vêm sendo travadas junto à Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, coordenada pelo deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), exigirá agora ainda mais reforço no enfrentamento: a defesa de conteúdo local (contratação nacional) nos próximos leilões de petróleo e gás.

Piauí, Goias, Pará e Maranhão

Com o objetivo de apresentar uma “alternativa viável” à crise que assola o País, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira elaborou o “Projeto Brasil Nação”, cujo manifesto foi lançado em 27 de abril último, em São Paulo. “Temos que mostrar que é possível uma coisa diferente no plano fundamental, que é o econômico”, afirma o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, que já ocupou os ministérios da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia.

Treze vezes mais leve que o ar, 200 vezes mais resistente que o aço, com maior capacidade de condutividade termoelétrica do que o cobre, impermeável, transparente e, por ser bidimensional (em formato de folha), bastante flexível. Essas são as principais propriedades do grafeno, que já é tido como o material do futuro. Ou melhor, nanomaterial, uma vez que seu tamanho é um milhão de vezes menor que um fio de cabelo.

Maringoni181