sociais

logos

Cresce Brasil

Noticias do Pará, Rio Grande do Sul, Piaui, Maranhão, Santa Catarina e Distrito Federal

 

PA
Por equidade às mulheres
As homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foram marcadas por atos contra a retirada de direitos e luta pela garantia de respeito e equidade. “As mulheres tomaram as ruas por todo o País com grandes manifestações e nós, do Pará, também adotamos um discurso politizado através das mídias sociais, dando um passo à frente com a mudança do tom e teor para a data. O Senge reafirma seu compromisso em fortalecer a luta por melhores condições de vida e trabalho das engenheiras”, afirmou a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA), Eugênia von Paumgartten. A dirigente participou de ato em frente à matriz do Banco da Amazônia, falando às engenheiras e demais trabalhadores da instituição, reforçando o papel do sindicato e a responsabilidade na luta contra o assédio sexual e moral. No dia 17 de março, em evento na Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), Paumgartten abordou o tema “A mulher e o mercado de trabalho”. Na ocasião, falou sobre a resistência feminina frente às adversidades no mercado de trabalho. “As trabalhadoras ainda ocupam o topo das pesquisas relacionadas ao índice de vulnerabilidade psicossocial, fragilizadas pela conjuntura de desemprego atual e tendo que ser o esteio forte da família”, finalizou.

RS
Ato em defesa da fase B da Eletrobras
Ocorreu no dia 13 de março, no município de Candiota (RS), ato em defesa da economia da Metade Sul do estado, duplamente ameaçada pelo fechamento da fase B da Usina Termelétrica Presidente Médici da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (EletrobrasCGTEE) e pela possibilidade de privatização da Companhia Riograndense de Mineração. Participaram do manifesto o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Alexandre Wollmann, os diretores de Negociações Coletivas Tadeu Rodriguez e Diego Oliz, outros sindicalistas, além de parlamentares, lideranças locais e comunidade. Segundo Wollmann, “o estado atravessa um momento crítico em suas finanças, e o fechamento da fase B gerará um efeito cascata, impactando toda a cadeia produtiva e os postos de trabalho. É uma decisão política que poderá gerar o caos social na região”. Sindicatos e a Prefeitura elaboraram carta de apoio à fase B que será entregue ao governador José Ivo Sartori, aos deputados estaduais e federais e aos ministros do Meio Ambiente, Minas e Energia e Casa Civil. Ainda estão coletando assinaturas na assembleia legislativa para instaurar uma Frente Parlamentar pela manutenção e fortalecimento da fase B da Eletrobras CGTEE, para evitar seu desligamento. A proposta foi do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB-RS).

PI
Privatizado saneamento em Teresina
O governo do Piauí assinou no dia 22 de março contrato de subconcessão dos serviços da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) com a empresa Aegea Saneamento e Participações S/A, que assumirá o abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina até o ano de 2048. O fato causou forte reação do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge-PI), que tem se posicionado técnica e politicamente contra a privatização, que terá impacto severo sobre os serviços de saneamento do estado, principalmente no interior. A entidade está decidida a lutar para anular o contrato e ingressará na Justiça. O presidente do Senge-PI, Antonio Florentino Filho, utilizou as redes sociais para denunciar a gravidade das consequências para a população. Ocorre que todo o interior do estado depende da infraestrutura, serviços e recursos de Teresina para ter acesso à água. São 157 cidades, das quais apenas 28 são superavitárias. Ou seja, os 129 municípios que têm operações deficitárias dependem do subsídio cruzado pelo qual Teresina responde com 53%.

MA
Mais agilidade na análise de projetos pelo Confea
A “Declaração de Utilidade” conferida pelo Sistema Confea/Creas ao Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) habilita a entidade a enviar projetos ao conselho federal por meio de chamada pública para captação de recursos. O documento foi recebido em 22 de fevereiro último pela diretora do Senge-MA, Ivanilde Soares, durante o 6º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Creas, realizado em Brasília. “Com isso, os recursos que virão para o sindicato para execução de seus projetos terão um fluxo mais rápido, pois as análises ficarão restritas apenas ao mérito, já que a parte documental será suprida pela declaração”, explicou o conselheiro federal representante do Maranhão no Confea, Francisco Soares da Silva.

SC
Capacitação continuada aos engenheiros
Em 2017, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) promoverá cursos específicos aos engenheiros associados. Para Alexandre Bach Trevisan, diretor de Comunicação do Senge, é uma forma de enfrentar a crise e a estagnação econômica do País, bem como contribuir para resgatar a participação dos engenheiros junto à entidade e, ao mesmo tempo, dar retorno ao filiado, tornando a instituição cada dia mais forte. “Nesse contexto, e para atender às reais necessidades dos associados, gostaríamos de contar com todos os nossos representados para envio de sugestões para as temáticas a serem abordadas. A proposta consiste em capacitar os engenheiros com ferramentas ou atividades específicas em cursos de pequena duração.” A primeira parceria foi entre o Senge e a Atmosphera Assessoria Ambiental e Indústria, com desconto especial aos associados no curso de Interpretação de Parâmetros Físico-Químicos no Tratamento de Efluentes, em janeiro último. A entidade convida os filiados a contribuírem na construção da agenda de cursos, sugerindo temáticas e ministrantes pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

DF
Senge comemora 44 anos de história
O Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF) completa 44 anos de sua fundação no dia 4 de abril. Na data, acontecerá evento comemorativo no Clube de Engenharia de Brasília, com homenagem aos profissionais filiados à entidade formados há mais de 50 anos. Esses receberão o título de sócio benemérito. Na ocasião será lançado o livro “Memória do Senge-DF”.

logoMobile