Imprimir

RS

Sindicato marca presença na universidade

A ampliação da presença junto aos estudantes de engenharia e ao meio acadêmico é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS) na gestão 2014-2017. Já resultam no aumento do número de graduandos no quadro social da entidade, como sócios estudantes, e nos cursos e eventos. Isso é fruto da ampliação dos benefícios à categoria, com descontos de até 15% nas mensalidades nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão das maiores universidades e instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Os filiados das demais categorias têm até 30% de desconto nos cursos do Programa de Qualificação. Foram formalizados acordos de cooperação com as universidades de Caxias do Sul, Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Vale do Rio dos Sinos. São instrumentos que consolidam o intercâmbio entre entidades, com a presença do Senge na vida acadêmica. Os encontros são uma chance “para apresentarmos o trabalho do sindicato à valorização profissional, despertar a consciência dos jovens estudantes para os direitos e responsabilidades inerentes à nossa profissão”, disse o presidente do Senge, Alexandre Wollmann. Mais informações no site www.senge.org.br.

PI

Empossada diretoria para gestão 2017-2020

No dia 27 de janeiro último, ocorreu a solenidade de posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Piauí (Senge-PI), que terá à frente Antonio Florentino Filho, reconduzido à presidência da entidade no pleito realizado em 16 de dezembro de 2016 e cumprindo agora seu sexto mandato. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho, dos presidentes da FNE, Murilo Pinheiro; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Paulo Roberto de Oliveira; e do diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Juraci Porto. Na ocasião, Florentino enalteceu a aprovação pela categoria do trabalho que vem sendo feito à frente da entidade. “Obrigado a todos que ajudaram o Senge nessas vitórias, e queremos mais apoio dos nossos engenheiros para o sindicato ficar cada vez mais forte”, afirmou.

CE

Oportunidades de trabalho  

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) está buscando novas parcerias com o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Essas visam abrir mercado de trabalho aos engenheiros em localidades que não têm como contratar uma equipe técnica própria. A oferta de serviços se dará a partir da demanda dirigida e negociada entre gestores municipais ou seus prepostos e o Senge. Com esse objetivo, já está em andamento elaboração de convênio de cooperação com o TCM. Ainda, a participação do sindicato no “VI Seminário de novos gestores” possibilitou mostrar aos prefeitos recém-empossados que há alternativa de contratação de profissionais ou equipe multidisciplinar da área técnica a preços justos, com qualidade e sustentabilidade. “Dois mil e dezessete promete e vem com a esperança da luta continuada. A engenharia precisa continuar unida; as bases têm que dar o suporte necessário às suas entidades e seus gestores devem ousar e buscar novos rumos”, afirma Maria Helena de Araújo, presidente do Senge.

GO

Jovem engenheiro em pauta em Goiânia

Inúmeros jovens engenheiros foram recebidos na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO) para participarem do evento “O painel do novo engenheiro”, realizado em 9 de dezembro último. A atividade contou com a participação do presidente da entidade, Gerson Tertuliano, do vice, Wanderlino Teixeira, do diretor Claudio Henrique Azevedo e do conselheiro Marco Antonio Ribeiro. Vários profissionais marcaram presença, entre eles, o presidente da Associação Jovem Empreendedor (AJE), Cledistonio Júnior, e membros da Organização Não Governamental Engenheiros sem Fronteiras. A coordenadora do Núcleo Jovem, Emely Gomes, e os integrantes da direção Áquila Levindo, Ulisses Sena e Guilherme Milhomem comandaram a reunião com apresentações e discussões, visando a melhoria da profissão e debatendo o cenário econômico, a unidade da categoria e a participação no sindicato.

PA

Saneamento enquanto política pública

Nos dias 19 e 20 de janeiro último ocorreu o “I Seminário em defesa do saneamento enquanto política pública”, em Santarém (PA). O evento foi realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará e outras instituições. Entre os participantes, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, representantes do Ministério Público Estadual e o professor Luiz Roberto Santos Moraes, da Universidade Federal da Bahia, que ministrou a palestra “Saneamento público: direito de todos e dever do Estado”. O evento integra o calendário de mobilização e luta contra a privatização da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que está no primeiro bloco de empresas de saneamento a serem objeto de parceria público-privada, conforme edital publicado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Diário Oficial da União, em  5 de janeiro. “Sucatear para privatizar” foi o tema abordado pela presidente do Senge, Eugênia von Paumgartten, que traçou um paralelo com o processo pelo qual passou a Centrais Elétricas do Pará (Celpa).

SC

Visita à Câmara Municipal de Florianópolis

Um grupo de entidades profissionais e empresariais, entre as quais o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), foi recebido em 18 de janeiro último pelo presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gui Pereira. O presidente do Senge, Fábio Ritzmann, e seu vice,  Carlos Bastos Abraham, consideraram positiva a receptividade de Pereira. “Foi dada abertura ao diálogo com as entidades, o que não existia antes, quando essas eram praticamente ignoradas”, afirmou Ritzmann.  Segundo ele, houve inclusive pedido formal de sugestões pelo presidente da Câmara, não apenas em relação a projetos de lei, mas também de melhorias dos processos administrativos da Prefeitura de Florianópolis, visando simplificar ou agilizar as tramitações.

MA

Entidade indica conselheiros ao Crea-MA

Foi realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), no dia 12 de janeiro último, em sua sede, a eleição para escolha dos seus representantes no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), nas modalidades de engenharia civil, mecânica e metalurgia, engenharia elétrica e agronomia, à gestão 2017-2019.