sociais

logos

Cresce Brasil

Nesta edição, Engenheiro coloca em pauta vários aspectos que dizem respeito ao protagonismo dos engenheiros no País. Em matéria de capa, a participação do presidente da FNE, Murilo Pinheiro, na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), realizada em Foz do Iguaçu, entre 29 de agosto e 1º de setembro. O dirigente fez uma das palestras magnas previstas na programação e aproveitou oportunidade para fazer um chamado à “Engenharia Unida”, convidando os profissionais a agirem conjuntamente para oferecer soluções à sociedade.

“O conceito de campo é muito útil para descrever interações a distância.”
(de um dicionário de ciências)

Incluído no pacote que compõe a chamada “Agenda Brasil” – apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), – tramita na Casa o Projeto de Lei 559/2013. Esse propõe modernização de normas para licitações e contratos da administração pública. A FNE e outras entidades, além de técnicos e especialistas, veem com preocupação a possibilidade prevista de contratação de obras públicas de engenharia sem projeto executivo – o que já está contido na chamada Lei das Estatais (n. 13.308/16), sancionada em 30 de junho último.

Entre as inúmeras transformações na sociedade propiciadas pela tecnologia da informação está a possibilidade de se incrementar a participação em processos decisórios com a adoção de votações a distância. A alternativa, cada vez mais frequente, é defendida por especialistas desde que observadas medidas que garantam lisura, transparência e confiabilidade no processo eleitoral. Entre essas, está o uso de criptografia (que codifica a informação).

É necessário se indignar e criticar o que está errado, mas apenas reclamar não basta. Os profissionais da área tecnológica têm o dever de atuar conjuntamente para buscar saí­das à crise econômica e contribuir para que o Brasil retome os rumos do crescimento. Essa foi a mensagem enfática do presidente da FNE, Murilo Pinheiro,  durante palestra proferida em 1º de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu. A atividade aconteceu no último dia de programação da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), iniciada em 29 de agosto na cidade paranaense.

GO

Empossada diretoria à gestão 2016-2019 em Goiânia

A festa de posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), no dia 13 de setembro último, reuniu em Goiânia profissionais e lideranças da engenharia de todo o País. Reconduzido à presidência, Gerson Tertuliano destacou a importância da participação coletiva na condução da entidade. “Existem aqueles que só reclamam, que só palpitam, mas existem aqueles que trabalham. Esse é o nosso grupo.”  Tertuliano disse que o movimento “Engenharia Unida” é um caminho seguro para o engrandecimento da profissão e uma plataforma de ação a ser levada pelo Senge a todo o estado. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Francisco Antônio Silva de Almeida, enfatizou a importância do Senge, da FNE e da parceria com essas entidades. A defesa da aliança entre os profissionais foi reforçada pelo presidente da FNE, Murilo Pinheiro: “Engenharia unida, esse é o caminho para que possamos apresentar propostas factíveis à crise por que passa o País.” Ele também cumprimentou o sindicato pela inauguração da sua sede regional em Anápolis, segunda maior cidade do estado. “Isso é um recado claro contra a crise. Mostramos que estamos investindo na organização da categoria e na sociedade”, afirmou.

José Luiz Del Roio é radialista e ativista sindical ítalo-brasileiro. Nascido em 1942, na cidade de São Paulo, ele está envolvido nas lutas sociais desde os 17 anos de idade. Em 19 de setembro último, foi relançado o seu livro “1º de Maio: sua origem, seu significado, suas lutas”, cuja primeira impressão foi na comemoração dos 100 anos da data, em 1986. Força Sindical, Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), junto com o Centro de Memória Sindical, e diversas outras entidades, entre elas o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), se uniram e patrocinaram a republicação da obra. Ao Engenheiro, o escritor falou sobre a atualidade do livro. “O conceito do 1º de Maio é um só, a redução da jornada de trabalho; e ele está mais atual do que nunca em razão dos discursos empresariais que falam em 12 horas diárias.” Del Roio também aponta a relação entre mais de três séculos de escravidão no País e a formação do capitalismo brasileiro. “É um passado que nunca passou”, resume.

De pequenos objetos a peças de satélites da Agência Espacial Americana (Nasa), a tecnologia de impressão 3D está ganhando espaço. Um exemplo em andamento no Brasil é a parceria entre a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que  desenvolvem ligas metálicas para a fabricação de próteses customizadas confeccionadas a partir da Fusão Seletiva a Laser (FSL) – do inglês Selective Laser Melting (SLM) –, processo inovador de prototipagem rápida. Iniciado em agosto último, o projeto tem incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

logoMobile