Imprimir

Engenheiro traz em matéria de capa nesta edição debate sobre a Lei 5.194/1966, que regulamenta a profissão da categoria e completa 50 anos em dezembro próximo. Para quem estuda o assunto, a legislação segue sendo fundamental para garantir o adequado exercício das habilitações técnicas e proteger a sociedade. Contudo, as novas tecnologias e lacunas no texto legal que se mostraram relevantes ao  longo do tempo apontam necessidade de atualização.

Também na pauta a luta dos engenheiros ferroviários contra o sucateamento do setor e pela valorização de sua atividade.

No cenário de batalhas a serem travadas está a ameaça de terceirização indiscriminada do trabalho, inclusive das chamadas atividades-fim das empresas. O processo representaria grave precarização e não ajudaria a economia. 

Na mesma linha, em entrevista, Elenildo Queiroz Santos, presidente do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), alerta para o risco de se eliminar a Norma Regulamentadora nº 12. A regra estabelece critérios para atividade com máquinas e equipamentos e é fundamental para evitar acidentes que podem resultar em mutilação e morte.

Em C&T, os aplicativos que usam a tecnologia de realidade aumentada que se popularizou com o Pokémon GO, mas pode ter várias utilidades, especialmente na educação.

E mais o que acontece nos estados.

Boa leitura!