Ao leitor

Soberania e desenvolvimento

Engenheiro traz nesta edição discussão fundamental sobre o que pode significar a fusão entre Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Boeing, companhia estadunidense, que vem sendo anunciada desde o final de 2017. Na avaliação de estudiosos do setor, a operação pode resultar em desemprego, retrocessos em
C, T & I e até em perda de soberania, tendo em vista que a companhia nacional é considerada estratégica.

Ainda no capítulo do desenvolvimento nacional, está o programa do submarino nuclear, em andamento desde 1979. O projeto estava previsto para ser concluído em 2029, mas pode sofrer novos atrasos por falta de recursos. Apesar da demora, o esforço de pesquisa e desenvolvimento envolvido na iniciativa vem sendo responsável por inúmeros avanços tecnológicos que já são realidade.

A preocupação com excelência e em pesquisa e ensino, com benefícios revertidos à sociedade, é o foco do novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, que assumiu o cargo em 29 de janeiro. Em entrevista, ele fala sobre os planos para a gestão da instituição.

Ainda na pauta, a necessária atuação do movimento sindical para se fortalecer apesar dos ataques. As metas do momento são resistir aos efeitos da reforma trabalhista e lutar para impedir a previdenciária.

Fundamental à luta dos trabalhadores, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lança campanha em busca de apoio para seguir assessorando as entidades.

E mais as iniciativas dos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura!

Fevereiro/ 2018 -  Edição 189