Imprimir

Na sexta-feira, 11 de dezembro, comemoramos o Dia do Engenheiro, data de festa para nossa categoria e momento oportuno para lembrar a importância desses quadros para a geração de riqueza e bem-estar à sociedade.

DiaEngenheiro2020palavradomuriloquadrada

O senso prático aliado à criatividade, o espírito inovador, a busca de soluções para problemas complexos, o anseio de fazer funcionar o que apresenta falha, a ânsia em construir um futuro melhor. Essas são características dos engenheiros que se apresentam em inúmeras nuances, mas que tornam sempre a profissão tão essencial à vida contemporânea. É este universo que celebramos em 11 dezembro, o Dia do Engenheiro.

Mais que uma mera efeméride no calendário ou uma burocrática data oficial, trata-se, para nós, de momento de homenagem àqueles cuja formação e ofício existem para melhorar a vida da coletividade, gerar riqueza, proteger o meio ambiente, garantir segurança e conforto, transformar ideias e sonhos em realidade palpável e útil.

É da competência e do trabalho duro do engenheiro – obviamente sempre atuando com os demais profissionais igualmente valorosos – que se chega à rede de saneamento básico que vai garantir coleta e tratamento de esgoto e água potável à população. Também é a partir da criatividade e do brilhantismo desse profissional que chegamos à inteligência artificial, indústria 4.0 e Internet das Coisas.

Ou seja, essa fundamental mão de obra altamente qualificada está tanto na batalha cotidiana para resolver problemas que deveriam ter ficado no século XIX, mas ainda persistem, quanto nas inovações da atualidade e do que virá pela frente.

Se o Dia do Engenheiro é momento de festa, também pode servir à reflexão sobre a necessidade de valorização e reconhecimento dessa categoria, ponto fundamental de luta da nossa entidade. Nesse contexto, encaixa-se nossa defesa de um projeto de desenvolvimento nacional efetivo, essencial para que esse profissional que tanto tem a contribuir tenha inserção social e no mercado de trabalho. 

No momento atravessado pelo País, de crise severa e em meio a uma pandemia, o objetivo deve ser proteger os empregos e as empresas, notadamente as menores, e assegurar condições mínimas de sobrevivência à população. Tais tarefas são papel do Estado, que não pode se furtar a cumpri-lo. A proposta objetiva formulada pelos engenheiros por meio do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” para contribuir com essa meta é a retomada das obras paralisadas como forma de gerar ocupação e renda, além de propiciar infraestrutura urbana e de produção que se fazem mais que necessárias.

Atravessada a tormenta, será preciso colocar em marcha um plano de ação que estimule o investimento produtivo, recupere a indústria, faça avançar o agronegócio de forma sustentável e saiba aproveitar nossas vantagens estratégicas.

Os engenheiros de todo o Brasil, aos quais rendemos nossas homenagens neste 11 de dezembro, estarão como sempre a postos para fazer a sua parte.

Murilo Pinheiro
Presidente