Imprimir

O Seesp completa 86 anos demonstrando sua vitalidade e relevância na vida dos engenheiros e no contexto do debate nacional, especialmente em tempos de pandemia e crise econômica. Celebração neste ano é marcada por superação de desafios.

PalavraMurilo2209 quadrada

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo completou ontem, dia 21 de setembro, 86 anos. É certamente um marco para qualquer instituição, especialmente quando se observa uma trajetória repleta de desafios, conquistas e, sobretudo, trabalho.

Do longínquo ano de 1934 até a atualidade, a entidade vem fazendo frente a cada batalha necessária, superando dificuldades e criando caminhos em benefício dos profissionais e de toda a sociedade. É, portanto, um imenso orgulho celebrar essa data tendo o privilégio de testemunhar de perto essa história admirável.

Neste aniversário, provavelmente em meio ao cenário mais difícil vivido no País nos últimos tempos – muito embora o Seesp tenha superado o Estado novo, a ditadura militar e as décadas perdidas de 1980 e 1990 –, a tônica não poderia ser outra: é tempo de festejar sem se distrair. O momento requer nosso firme compromisso com a defesa da categoria, a melhoria da situação do País e a construção do futuro para os brasileiros. Ou seja, comemorar e seguir no bom combate.

Com esse norte, o Seesp, com toda a sua diretoria, delegados sindicais, empregados, colaboradores e parceiros diversos, mantém o foco em fazer o que é preciso, da melhor maneira, apesar dos obstáculos. Estamos, então, numa ponta, atuando na representação e defesa coletiva da categoria, buscando preservar empregos e direitos, além de condições que protejam a saúde e o bem-estar dos profissionais no contexto da pandemia de Covid-19. Em cada árdua negociação, o empenho máximo para fazer ver às empresas e representantes patronais a relevância desses quatros técnicos para a superação dos sobressaltos do momento.

Seguimos engajados ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, que trará nesta edição de 2020, a ser lançada em outubro, proposta para a retomada das obras paralisadas como forma de aquecer a economia, gerar empregos e aprimorar a infraestrutura nas cidades brasileiras. A discussão sobre o futuro dos municípios também tem ocorrido no ciclo de debates “A engenharia e a cidade”, espaço privilegiado para que candidatos e pré-candidatos exponham suas propostas e recebam as sugestões da área tecnológica.

Ainda, estamos trabalhando permanentemente no aprimoramento do atendimento aos profissionais e prestação de serviços aos associados, levando em conta as novas demandas e restrições da conjuntura sanitária que impõe distanciamento social e diversas medidas de prevenção. Eventos, cursos de qualificação, consultorias foram repensados para atender a essas premissas sem que a entidade se afaste do seu público, que é a sua razão de existir. Portanto, seguimos juntos, ainda que de longe.

Viva o Seesp e seus 86 anos muitíssimo bem vividos!

Murilo Pinheiro
Presidente