sociais

logos

Cresce Brasil

petroleoOs cortes de produção concertados da OPEP + e dos outros produtores foram amplamente frustados por uma queda acentuada na demanda global de petróleo, de um pico recorde acima de 100 mbd a uma recente baixa de 70 mbd, enquanto os preços do WTI parecem estagnados na faixa de US $ 30 / barril. Dado esse cenário, a última coisa na mente dos investidores provavelmente é a perspectiva de o mercado de petróleo fazer um giro de 180 graus, passando de um excesso de oferta para uma crise de oferta. Ainda assim, vale a pena dar uma olhada nisso através de uma lente contrária que revela o inesperado: um choque no suprimento de petróleo não está tão longe do campo de possibilidades quanto se pode imaginar.

grafico petroleo

No gráfico estão alguns cenários que nos levariam de um mundo inundado de petróleo para outro em que as bombas começam a secar.

O épico colapso do preço do petróleo provocou uma onda de enormes cortes de E&P pela maioria das empresas de petróleo e gás. A análise da Rystad Energy mostra que os gastos globais de capital (capex) das empresas de exploração e produção provavelmente cairão US $ 100 bilhões neste ano para cerca de US $ 450 bilhões - maior queda em 13 anos - já que os operadores de petróleo e gás priorizam a liquidez  para manter os dividendos como o mais importante. Os produtores de shale dos EUA devem reduzir o Capex em aproximadamente 30%.

Lembre-se: isso é um cenário base,  cujos preços do petróleo são em média de US$ 34 por barril ao longo do ano; no pior cenário possível, o investimento seria de US $ 380 bilhões em 2020 e apenas US$ 300 bilhões em 2021.

Embora esses cortes sejam enormes em qualquer medida, eles ainda não conseguem transmitir a história completa: os gastos globais de capital em E&P permaneceram consistentemente muito abaixo dos níveis registrados durante o início da última década.

Numa época em que a indústria de shale dos EUA passava por uma fase de um frenesi de perfuração alimentado por empréstimos, o resto do mundo do petróleo entrou em uma mentalidade de "Lower Forever" nas famosas palavras do executivo-chefe da Royal Dutch Shell PLC, Van Beurden e começou a cortar seriamente os gastos. Os investimentos em todo o mundo caíram 66% entre 2014 e 2016 para US $ 322 bilhões e nunca se recuperaram totalmente. Os investimentos globais em E&P em 2019 atingiram US $ 546 bilhões, bem abaixo dos US $ 880 bilhões registrados em 2014 durante o último boom do preço do petróleo. Os últimos cortes de investimentos fazem voltar no tempo em 13 anos.

Obviamente, é apenas uma questão de tempo até que a produção global comece a sofrer. Aproximadamente 60% do petróleo do mundo vêm de apenas 25 campos de petróleo, principalmente na Arábia Saudita e no Oriente Médio, com idade média de mais de 70 anos e já experimentando declínios anuais de 6 a 7%. Além disso, o papel da Arábia Saudita como produtor tende a ser exagerado, com sua capacidade de produção sobressalente frequentemente citada de 2,5mb / d mais próxima de 0,5mb/d.

Quão crítica é a falta de investimento de capital suficiente para determinar a oferta futura?

Em 2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou um relatório apelidado de Cenário de Novas Políticas, no qual respondeu a essa pergunta.

De acordo com o órgão mundial de vigilância em energia, o suprimento de petróleo diminuiria em mais de 45 mb/d se nenhum investimento de capital em campos novos ou existentes fosse feito entre 2017-2025. Mesmo os investimentos contínuos nos campos existentes, mas sem novos campos sendo colocados em produção - também conhecido como "declínio observado" - ainda levariam a um declínio de quase 27,5 mb/d no período de previsão. Mesmo assumindo que a demanda global de petróleo caia 10 mb/d na era pós-covid-19, ainda haveria uma enorme lacuna na oferta e demanda de 17,5 mb/d.

Isso sugere que a produção poderá ser materialmente afetada se o Capex permanecer nos níveis atuais por mais 2-3 anos.

Retrocesso no shale dos EUA

Com a maioria dos países produtores de petróleo em declínio terminal ou em platô, o shale dos EUA é o maior curinga nos mercados globais de petróleo. No relatório da AIE, o shale dos EUA estava previsto para abastecer cerca de um terço da lacuna na oferta e demanda ao fornecer 11mb/d de petróleo bruto, condensados e LGNs. O setor já anunciou cortes de 30% no Capex e poderá ver a produção cair 2mb/d em 2020. A maioria dos produtores de shale no Permiano e no Eagle Ford precisa de US $ 46 por barril, em média, para perfurar novos poços e US $ 51 no Bakken.

O auge do shale já começou a esgotar-se após cair 10% no ano passado, a primeira queda desde 2016, e um sinal claro de que os exploradores estão finalmente travando a atividade de perfuração. Com uma enorme onda de paradas de poços ainda em andamento, o shale dos EUA pode perder permanentemente 10% da produção nos poços existentes, mesmo depois de serem reabertos.

De acordo com o relatório da AIE, desde 2014, o nível médio global de recursos aprovados para a perfuração de novos projetos convencionais de petróleo a cada ano ficou mais próximo de 8 bilhões de barris, ou cerca da metade do necessário para atender totalmente à demanda global até 2025. O mesmo relatório estimou que a produção do shale nos EUA precisaria crescer 6 mb/d adicionais até 2025, aproximadamente o equivalente a adicionar a produção da Rússia ao balanço global de petróleo nos próximos 7 anos, para atender ao déficit.

Até mesmo recalibrar a dinâmica da oferta-demanda devido à crise sugere que será necessária uma rápida recuperação do shale dos EUA para evitar sérios choques na oferta daqui a alguns anos.

Por fim, a trajetória global do petróleo será ditada pela rapidez com que a demanda se recupera à medida que as economias emergem do bloqueio. No entanto, se descobrirmos que realmente entramos na era do 'Forever Low' e os preços atuais do petróleo se tornarem a nova norma, os investimentos em petróleo definitivamente sofrerão e é uma questão de tempo antes de começarmos a ver uma séria crise de oferta.

Alex Kimani é engenheiro, pesquisador e analista financeiro.

Tradução do artigo original publicada pela AEPET

Adicionar comentário


logoMobile