sociais

logos

Cresce Brasil

Nessa crise econômica e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e a multiplicação dos casos diagnosticados de Covid-19, são muitas e enormes as demandas. São necessários recursos bilionários para a saúde (incluindo leitos, equipamentos, material de proteção, apoio à pesquisa de vacinas e medicamentos eficazes etc.) e para garantir a sobrevivência da população e das empresas afetadas pela paralisação da atividade produtiva. Porém, há também um item essencial que se mostra a cada dia mais relevante, necessário e vital: informação de qualidade.

Informação salvaÉ preciso que autoridades e sociedade ajam e tomem decisões com base em dados corretos, e  que as informações de utilidade pública cheguem a todos rapidamente e de forma clara. Definitivamente, não temos tempo a perder com desinformação, ilações e muito menos com as famosas “fake news”, lamentável tendência que se estabeleceu entre nós. Se o fenômeno é nefasto quando presente na política ou até no universo das fofocas sobre celebridades, pode ser trágico quando a questão é saúde pública. 

Pesquisadores e profissionais de saúde em todo o mundo, e também no Brasil, estão debruçados sobre esse tema, correndo contra o tempo para buscar maior conhecimento sobre o vírus, a doença e como combatê-los. Ainda são muitas as dúvidas e incertezas e nosso desafio é enfrentar a situação sem saber ao certo qual a sua magnitude. Ou seja, definitivamente não temos tempo, energia ou recursos a desperdiçar nos perdendo em desinformação.

A mídia, portanto, tem papel crucial a cumprir nesse processo. A disputa aqui não deve ser pelo furo apressado ou pelo número de cliques, mas por informar melhor, com mais dados, precisão e responsabilidade. Não nos parece que a cobertura dessa pandemia possa se submeter à mera difusão de opiniões, é preciso checar e comprovar.

Nossa parte

Com esse norte, a FNE direcionou os esforços do seus sistema de Comunicação – atuando em home office – para produzir conteúdo de qualidade para colaborar com a disseminação de boa informação sobre o tema. A pauta dos nossos veículos inclui o papel da engenharia, ciência e tecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19 e prestação de serviço de utilidade pública.

Intensificaremos assim nossa contribuição visando à conscientização e esclarecimento das nossas bases sindicais, mas também do público em geral, para que possamos ser mais assertivos no enfrentamento e superação dessa situação.  Informação correta faz bem à saúde. Convido a todos para acompanhar o nosso portal e redes sociais, que estão integrados à luta pela vida e bem-estar de todos.  

Eng. Murilo Pinheiro
Presidente

Adicionar comentário


logoMobile