Imprimir

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro enviaram as respostas sobre o que propõem fazer em seus mandatos, caso eleitos, em relação a cinco questões consideradas importantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de educação no País, que foram formuladas pelas duas entidades

Marcha pela ciênciaOs candidatos à Presidência da República no segundo turno, Fernando Haddad e Jair Messias Bolsonaro, responderam às cinco perguntas sobre suas propostas para questões consideradas fundamentais pela comunidade científica e acadêmica para as áreas de ciência, tecnologia e inovação e educação no País. As respostas foram encaminhadas por e-mail no final da semana para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e para a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Na mensagem às entidades, o candidato Haddad afirma que seu governo promoverá a remontagem do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e que para isso, será necessário recompor e ampliar os investimentos na área. “Os orçamentos das agências de fomento federais, destacadamente os do CNPq e da Capes serão recuperados e ampliados a partir dos patamares mais elevados alcançados nos nossos governos anteriores”, disse.

O candidato Bolsonaro afirma que CT&I serão tratadas com prioridade no seu governo, caso seja eleito. Segundo ele, serão empenhados esforços para recuperar os níveis de orçamento entre R$ 10 bilhões e R$ 15 bilhões ao longo do mandato. “Além disso, trabalharemos junto com o Legislativo para ‘destravar os fundos de CT&I e desburocratizar o sistema para incentivar e permitir maior participação do setor privado.”

As perguntas foram enviadas pelas entidades aos candidatos no dia 08 de outubro, logo após o resultado final do primeiro turno das eleições.

Veja abaixo as respostas completas.

Respostas do candidato Bolsonaro.

Respostas do candidato Haddad.